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Saiba como melhorar gestão, recrutamento e treinamento de pessoas em uma ILPI

Instituições de Longa Permanência para Idosos (ILPI) são instituições que dependem fortemente de uma equipe bem preparada e motivada. Isso porque os colaboradores estão em contato direto com os pacientes. Eles precisam ter as habilidades técnicas e comportamentais necessárias para garantir o cuidado correto aos hóspedes. 

Para conduzir a gestão de pessoas de forma eficiente, é preciso fomentar uma série de ações, a curto, médio e longo prazo. Se você é líder em uma ILPI e está com dificuldade de criar e implementar projetos relacionados à área de recursos humanos, continue a leitura! Neste conteúdo, você terá acesso a orientações importantes, que podem auxiliá-lo na rotina de gestão. Com o intuito de facilitar, dividiremos esse “universo” em três pontos: gestão, recrutamento e treinamento. Acompanhe.

1. Gestão

Como já citamos, ter um programa de gestão de pessoas bem consolidado é importante por diversos motivos. Selecionamos os principais benefícios de promovê-lo em uma ILPI. Confira:

  • alinhamento das expectativas e entregas;
  • ambiente de trabalho mais agradável;
  • aumento na produtividade;
  • desenvolvimento contínuo;
  • abertura para feedbacks;
  • retenção de talentos.

É acertado dizer que a gestão de pessoas é um fator chave para o sucesso da ILPI. Se a liderança souber estabelecer metas individuais e personalizadas para cada membro do time, fornecendo os feedbacks regulares de desempenho e orientando-o sobre os próximos passos, as coisas tendem a funcionar em harmonia. 

Sabendo seus atributos positivos e reconhecendo onde é possível melhorar, o colaborador se sentirá confortável para buscar aperfeiçoamento. Além disso, ele saberá que participa de uma relação transparente e que a sua performance impacta nos resultados de todos, e essa consciência faz toda a diferença em sua motivação.

Agora que você conhece as razões pelas quais deve investir em gestão de pessoas, está na hora de saber como fazer isso de forma prática. Oferecer oportunidades de crescimento para os funcionários e atualizar a equipe sobre tendências e tecnologias é importante, mas existem diversas estratégias que funcionam bem. 

2. Recrutamento

Não é somente em ILPIs que o recrutamento é um processo desafiador. Entretanto, nesse segmento em específico, o cuidado deve ser ainda maior, já que o profissional está a todo tempo próximo ao hóspede. 

Ter um planejamento estruturado e atenção redobrada é primordial. Nessa etapa, estabeleça as competências e habilidades desejadas em um profissional, além de definir o perfil ideal para atender as demandas da vaga.

Uma dica é utilizar canais de comunicação que possam atingir um público amplo, como sites de empregos, anúncios em redes sociais como Facebook, Linkedin e Instagram. Até mesmo a divulgação off-line, em cartazes distribuídos na própria ILPI ou em páginas de jornais pode funcionar muito bem. 

Se for o caso, envie um comunicado sobre a oportunidade de emprego para as universidades da região. É essencial manter parcerias com instituições de ensino para oferecer estágios aos profissionais recém-formados.

Já durante a entrevista, busque avaliar não apenas as habilidades técnicas dos candidatos, mas também suas atitudes e valores. Esses fatores são fundamentais para garantir a integração da equipe e o sucesso da ILPI. Você pode construir um roteiro para guiar a conversa. Para auxiliá-lo, elencamos algumas perguntas mais abrangentes que não podem faltar:

  • qual foi a sua última experiência e por que saiu do último cargo?
  • como você lidou com o fracasso e se recuperou?
  • como você se vê no futuro e como vai chegar lá?
  • quais foram suas maiores conquistas?

3. Treinamento

Por fim, invista em uma rotina de treinamentos para o time. Se possível, organize as ações de acordo com o setor. Se o colaborador for um novo membro da equipe, por exemplo, organize conteúdos especiais, incluindo noções sobre o dia a dia da empresa.  

O treinamento de pessoas em uma ILPI deve ser um processo contínuo, por isso, ofereça treinamentos específicos para o cuidado a idosos. Estude e selecione conteúdos sobre outros temas relevantes para a rotina da instituição. Observe algumas vantagens de implementar um projeto assim.

  • Melhora da qualidade dos cuidados: com as habilidades e conhecimentos necessários para prestar cuidados de qualidade, a satisfação dos residentes tende a aumentar, assim como seu bem-estar. 
  • Conformidade com regulamentações: capacitações são importantes também para assegurar que a ILPI esteja em conformidade com as normas e padrões de saúde e segurança.
  • Retenção de colaboradores: treinamentos são capazes de motivar e reter colaboradores, pois é uma demonstração de que a instituição valoriza e investe em seus funcionários.

Dica bônus: utilize um sistema de gestão para automatizar e melhorar todos os processos

As orientações que você acabou de conferir neste conteúdo são, com certeza, enriquecedoras para o seu papel como líder. No entanto, sabemos que nem sempre há brechas na rotina para dar conta das diversas atividades relacionadas à gestão de pessoas. É por esse motivo que contar com um sistema de gestão é tão importante. 

Instalando uma ferramenta assim, seus colaboradores terão mais tempo para se capacitar e aprimorar suas aptidões. O sistema executa as tarefas operacionais e sua equipe foca na área estratégica do negócio, bem como no cuidado com os hóspedes. Essa é a premissa do GeriFácil. Veja as funcionalidades ele pode oferecer:

  • prontuário ágil, diminuindo o tempo perdido com burocracias;
  • controle de estoque de medicamentos e produtos, otimizando recursos e aumentando receita;
  • acesso rápido aos dados dos hóspedes;
  • gerenciamento de corpo clínico;
  • gestão de marketing;
  • gestão financeira.

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