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5 erros que você pode estar cometendo na gestão da sua ILPI

Na hora de gerenciar a sua Instituição de Longa Permanência para Idosos (ILPI) é comum pensar em estratégias de curto, médio e longo prazo. Isso serve para manter a ordem das atividades do dia a dia e potencializar o desempenho constantemente, com a finalidade de gerar crescimento. 

Mas, mesmo que você tenha as melhores intenções, podem acontecer erros no meio do caminho. Afinal, em uma rotina atarefada, nem sempre conseguimos controlar tudo. Por isso, falaremos sobre possíveis erros ao gerenciar uma ILPI, para que desta forma você possa conhecê-los e evitá-los. Continue a leitura e descubra com a gente. 

1 – Ter muitas atividades repetitivas e manuais

Quando você chega na ILPI e pensa no seu dia, ainda tem muita tarefa que precisa ser feita manualmente? Então, já sabemos qual pode ser o primeiro erro. É claro que existem atividades que precisam da sua atenção. Já outras que são mais corriqueiras, podem ser realizadas por ferramentas tecnológicas que automatizam as funções e fazem o trabalho com muito mais agilidade. 

Além de ganhar eficiência, você evita descuidos humanos e garante um resultado melhor em menos tempo. Aquelas planilhas gigantes de Excel ou as anotações em papel, por exemplo, podem ser substituídas por prontuários eletrônicos, fichas cadastrais on-line, alertas e lembretes importantes e outros recursos indispensáveis. 

2 – Passar muito tempo no escritório e pouco com as pessoas

As ILPI’s são ambientes de cuidado e atenção. Por este motivo, quando você passa muito tempo focado em tarefas administrativas, deixa de estar ao lado das pessoas. Sejam funcionários, hóspedes ou familiares. Claro que as atividades precisam ser cumpridas para manter uma gestão organizada e eficiente. Mas elas não precisam necessariamente que você esteja presente o tempo todo. 

Um exemplo é programar lembretes automáticos dos horários das medicações. Ao invés de conferir a todo momento, você pode programar e receber notificações na hora de levar os remédios até os hóspedes. Uma atividade simples, mas que gera ganhos de tempo e produtividade, além de evitar esquecimentos. E assim, você pode dar atenção e cuidar das pessoas, porque sabe que as outras funções serão cumpridas com o auxílio da tecnologia. 

3 – Não criar uma cultura na empresa sobre o uso de tecnologia

Mais do que investir em tecnologia, é preciso utilizá-la de forma correta para aproveitar o máximo dos seus benefícios. Por isso, gerenciar uma ILPI vai além de investir em novidades, mas é preciso ensinar a sua equipe a utilizá-las também. Afinal, é desta forma que você conseguirá potencializar o seu desempenho e ampliar seus resultados. 

Para isso, você pode usar estratégias como treinamentos, oferecer bonificações, incentivar o uso diariamente, criar metas e fazer da tecnologia parte da rotina. Com o tempo, você notará as melhorias e investirá cada vez mais em recursos que facilitem a sua gestão.

4 – Manter o mesmo estilo de trabalho sem pensar em inovações

Quando você tem um negócio como uma ILPI e que está dando certo, talvez não queira mexer em suas estratégias. Afinal, elas estão gerando retornos satisfatórios. Por outro lado, no mercado atual, as transformações acontecem de forma acelerada e quem não estiver preparado fica para trás. Por isso, se você gerencia um negócio, precisa sempre estar atento às novidades para trazê-las à sua empresa. 

O uso de tecnologia e soluções modernas como os Indicadores de Desempenho usados para direcionar as organizações, têm que fazer parte das suas prioridades. Até porque, como já vimos, é uma forma de impulsionar a sua gestão, possibilitar mais tempo para ser estratégico e dar mais capacidade para você ampliar o seu atendimento e, consequentemente, os seus ganhos. 

5 – Investir mais tempo na gestão do que o necessário

Por fim, pode parecer estranho, mas investir muito tempo na sua gestão pode prejudicar seus resultados. Como falamos, existem ferramentas para automatizar fluxos de trabalho com agilidade, para você se dedicar mais no relacionamento com as pessoas e em atividades mais consultivas. 

Essa prática irá aproximar seus colaboradores e seus hóspedes de você, gerar uma equipe engajada e em sintonia e um trabalho mais produtivo. Enquanto isso, as atividades serão cumpridas da mesma forma. Além disso, ao automatizar sua rotina, você terá mais tempo para pensar em ações futuras de crescimento de acordo com o histórico gerado pelos sistemas tecnológicos. 

Por fim, como vimos, esses possíveis erros por um momento podem não ser muito significantes. Mas, uma coisa é certa, a médio e a longo prazo eles fazem toda a diferença na hora de avaliar o desempenho da sua ILPI. Por isso, não deixe chegar ao ponto de você perceber que ficou para trás. Desenvolva estratégias antecipadas e invista o máximo que você puder em tecnologias e inovações. O mercado de ILPI está crescendo, e quem estiver mais preparado terá vantagens e sairá na frente. Qual o planejamento para o seu negócio daqui alguns anos? Comece evitando esses erros e tenha uma ILPI cada vez mais moderna, humana e tecnológica. E é claro que você pode contar com a gente, será um prazer crescer com você.