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5 passos básicos para abrir a sua ILPI

Ter o próprio negócio exige uma série de movimentos burocráticos que podem desafiar até o maior entusiasta. No caso de uma instituição de longa permanência de idosos (ILPI), o passo a passo para conseguir crescer empreendendo deve ser seguido ainda mais à risca. O motivo? Os requisitos legais garantem que uma instituição é segura, adequada e legalmente estabelecida. Mas calma, vamos detalhar melhor tudo isso. Neste artigo você vai aprender de um jeito bem prático alguns passos básicos para abrir a sua ILPI.

1° passo: é isso mesmo que você quer?

Antes de começar, algumas perguntas precisam ser feitas e suas respostas devem ser certeiras. O seu propósito é o que vai direcionar toda a estratégia do negócio. Pergunte-se: você realmente quer atuar nesta área? Se a resposta é sim, a sua determinação está em dia. Após definir o modelo da sua instituição geriátrica, como: número de residentes, serviços, recursos financeiros necessários, infraestrutura, equipe e tudo mais, é hora de ir para a etapa seguinte. 

É hora de fazer o estudo de mercado e encontrar um local apropriado para o residencial, afinal uma ILPI precisa ter fácil acesso, ser próximo aos hospitais, farmácias e outros serviços de saúde. Além disso, o local precisa estar adequado e atender todas as normas de segurança. No seu estudo de mercado vale ver tudo: profissionais disponíveis, realizar enquetes, pesquisas locais, entre outros que podem ajudar a preparar você para todas as situações.

2° passo: hora de planejar e começar a agir

Depois da pesquisa e de ter certeza que você deseja abrir a sua ILPI, hora de planejar e executar. Ter um plano de negócio é extremamente importante para garantir que todos os caminhos do negócio sejam cobertos e que, não menos importante, você tenha uma previsão financeira. 

No seu plano de negócios deve conter serviços oferecidos, recursos financeiros, modelo de negócios, estratégias de marketing, e outros pontos que encontrará no meio do caminho. Com tudo isso em mãos você estará pronto para agir e construir um residencial senior.

3° passo: licenças e contratações

Esta é a parte que mais exigirá atenção sua, já que envolve muita burocracia. Comece com as licenças da prefeitura, em seguida fica mais fácil: autorização da vigilância sanitária, registro no Conselho Municipal do Idoso e outras autoridades competentes da região onde você irá atuar. Priorize resolver esta etapa com bastante calma e clareza para evitar possíveis dores de cabeça com a parte burocrática. Outro ponto relevante para a sua ILPI é a escolha de colaboradores. 

Ter uma equipe que você possa confiar é essencial, afinal as famílias confiarão ao seu negócio a segurança do seu familiar por um longo tempo. Contrate qualificação, médicos, enfermeiros, assistentes sociais, cuidadores, cozinheiros, entre outros. 

Uma dica extra para não errar é: escolha com sabedoria os equipamentos e mobília da sua instituição. Aproveite os novos profissionais especialistas em suas áreas e pergunte, peça dicas, saiba onde está o melhor preço de um móvel na cidade. Não espere nada cair do céu. Tudo depende do seu compromisso.

4° passo: prepare-se para todos os cenários

Como o seu negócio vai lidar constantemente com pessoas, você precisa ter que saber lidar com qualquer tipo de cenário. Outra situação que é necessária atenção é que as instituições de longa permanência para idosos estão sujeitas a inspeções regulares para que as normas de segurança e a saúde estejam sempre sendo cumpridas. Por isso, como sinalizamos, esteja sempre pronto. 

Mantenha-se atualizado sobre todas as normas regulatórias, legislação e sempre quando necessário, faça as alterações necessárias para continuar em dia com as normas em vigor.

5° passo: use a tecnologia a favor do seu negócio

No mercado atual, onde tudo é conectado, as transformações acontecem de forma acelerada e quem não estiver preparado fica para trás. Por isso, se você vai gerenciar um negócio, precisa estar atento às novidades para trazê-las à sua nova empresa. 

O uso de tecnologia e soluções modernas como os Indicadores de Desempenho usados para direcionar as organizações, têm que fazer parte das suas prioridades. Até porque não é fácil ter um negócio que envolva tanta gestão. Por isso vale o investimento para ter mais tempo para ser estratégico e dar mais capacidade para ampliar o seu atendimento e, consequentemente, os seus ganhos. 

A solução Gerifácil, por exemplo, tem este objetivo para que toda a sua gestão fique na palma da mão. Inicie seu negócio com o pé direito. Use uma ferramenta como o Gerifácil, e automatize fluxos de trabalho com agilidade e se dedique mais no relacionamento com as pessoas e atividades consultivas. 

Essa prática aproximará seus colaboradores e hóspedes de você e permitirá mais sintonia entre todos. Enquanto isso, as atividades serão cumpridas. Além disso, ao automatizar sua rotina, você terá mais tempo para pensar em ações futuras de crescimento conforme o histórico gerado pelos sistemas tecnológicos. A melhor parte? Tudo o que acontece no seu negócio fica registrado.

Agora que você já conhece os 5 passos para abrir a sua ILPI, precisa entender também sobre a legislação para se manter em conformidade com as regulamentações que controlam o funcionamento da Instituição. 

Segundo a RDC 502, que dispõe sobre as leis que regem o funcionamento das Instituições de Longa Permanência, de caráter residencial, as ILPI’s devem seguir integralmente as orientações previstas constitucionalmente. Veja abaixo alguns exemplos do que agora não é apenas opcional, mas é Lei:

  • A instituição deve propiciar o exercício dos direitos humanos (civis, políticos, econômicos, sociais, culturais e individuais) de seus residentes;
  • Incentivar e promover a participação da família e da comunidade na atenção ao idoso residente;
  • A Instituição que possuir profissional de saúde vinculado à sua equipe de trabalho, deve exigir registro desse profissional no seu respectivo Conselho de Classe;
  • Quando o terreno da Instituição de Longa Permanência para idosos apresentar desníveis, deve ser dotado de rampas para facilitar o acesso e a movimentação dos residentes;
  • As roupas de uso pessoal devem ser identificadas, visando a manutenção da individualidade e humanização;
  • A equipe de saúde responsável pelos residentes deverá notificar à vigilância epidemiológica a suspeita de doença de notificação compulsória conforme legislação vigente.

A RDC 502 diz também que a instituição precisa designar um responsável técnico com formação na área da saúde ou serviço social, além de possuir experiência em gerontologia, que é o estudo do envelhecimento humano. 

Além disso, é necessário contar com uma equipe técnica composta por profissionais especializados em diferentes áreas, tais como cuidadores, enfermeiros, médicos, fisioterapeutas e nutricionistas, cada um atendendo às necessidades específicas de cuidado.

O mercado de ILPI está em alta e quem estiver mais conectado, sai na frente. Planeje-se e aja com sabedoria, mas sem esquecer que por trás de toda tecnologia e modernidade, você lidará com pessoas e emoções. E não esqueça, se precisar de um apoio estamos aqui prontos para te ajudar e evoluir junto ao seu negócio.