A digitalização dos documentos, e aqui está incluído o prontuário eletrônico, já é uma realidade em instituições de saúde e órgãos públicos ao longo dos últimos anos.
É uma tecnologia que permite transformar os documentos em papel em um formato eletrônico, mais acessíveis, mais seguros e mais práticos de consultar.
Desde transações bancárias a certificados digitais, é algo que faz parte do nosso dia a dia e tem facilitado bastante a vida das pessoas, além de deixar as tarefas muito mais dinâmicas.
Se você ainda não entende muito bem a importância do documento digital e seus benefícios, reunimos aqui as principais informações.
O que é um documento digital?
Um documento digital engloba o conjunto de arquivos eletrônicos utilizados nos procedimentos administrativos.
Esses documentos contêm informações pertinentes sobre uma pessoa ou um grupo de pessoas, facilitando assim diferentes ações administrativas.
Portanto, o prontuário eletrônico representa o sucessor dos documentos em papel e no caso específico da área de saúde, consiste em uma ferramenta que reúne todas as informações sobre o paciente.
Na verdade, vai muito além do que uma simples ficha do paciente, pois permite estabelecer um acompanhamento de todas as etapas do tratamento.
Dessa forma, o processo é totalmente digital, como por exemplo, as assinaturas dos médicos, que conservam seu valor legal e são feitas de forma segura.
Quais são as vantagens do prontuário eletrônico?
Antigamente, os médicos registravam todas as informações do paciente em fichas de papel, mas hoje, todos esses dados podem ser visualizados no computador, através do prontuário eletrônico.
E quais as vantagens?
- Procedimentos descentralizados: a presença física não é necessária. Cada prontuário eletrônico pode ser consultado online, o que acelera consideravelmente a tomada de decisão e permite verificar as informações do paciente em tempo real;
- Arquivos com valor jurídico: tecnologias como a criptografia e as assinaturas eletrônicas permitem ao prontuário eletrônico ter o mesmo valor jurídico que um documento em formato de papel;
- Acesso simplificado: o conjunto das informações sendo classificado e acessível, torna muito mais fácil realizar uma pesquisa;
- Segurança: os limites do documento em papel (perda, deterioração ou ilegibilidade) não existem com o documento digital. Isso evita a perda de informações e é muito mais prático, pois as informações podem ser consultadas à distância.
Além disso, permite a integração com outros sistemas, onde os dados do paciente podem ser compartilhados entre vários profissionais, o que torna o diagnóstico e tratamento mais assertivos.
Para que serve o prontuário eletrônico em instituições de saúde?
Falando especificamente do prontuário eletrônico usado em hospitais e clínicas, é uma ferramenta que reúne todas as informações do paciente.
Dessa forma, os profissionais de saúde podem registrar e ter acesso a todos os dados sobre o paciente, como exames, histórico médico, medicamentos.
Vale lembrar que, segundo o Conselho Federal de Medicina, esses dados devem ser fornecidos mediante solicitação do paciente ou seu representante legal.
É uma ferramenta que facilita a coordenação dos cuidados entre diferentes profissionais, além de permitir encontrar as informações rapidamente, o que agiliza as tomadas de decisão.
Hoje em dia, é indispensável na gestão de clínicas, hospitais e instituições de saúde, principalmente para otimizar o trabalho dos profissionais de saúde, o que se reflete no atendimento do paciente.
Já imaginou o tempo perdido buscando a ficha de um paciente? Com o prontuário eletrônico é diferente: você pode acessar os dados do paciente de onde estiver, usando qualquer dispositivo conectado à internet.
E é justamente essa agilidade que faz toda a diferença, especialmente em situações de emergência.
Para isso, existem softwares desenvolvidos particularmente para prontuários eletrônicos na área da saúde, importante para médicos, instituições e pacientes.
Portanto, a digitalização dos prontuários agrega mais segurança aos pacientes e as suas informações, mas sempre seguindo os princípios éticos da medicina.
Prontuário eletrônico: por que é importante?
O prontuário médico informatizado é extremamente importante na área da saúde, pois permite aos profissionais de saúde avaliar os cuidados que devem oferecer aos seus pacientes.
Além disso, é uma ferramenta através da qual os médicos podem acompanhar com precisão a situação de seus pacientes independentemente de onde se encontram.
Seja em hospitais, clínicas ou consultórios, é possível acessar não apenas o histórico médico do paciente, mas também exames laboratoriais, prescrições, etc.
O prontuário eletrônico também contém as avaliações de outros profissionais, anotações, tudo na maior segurança e confidencialidade.
Vale lembrar que os médicos são expostos a uma saturação de informações clínicas, o que pode retardar o diagnóstico e o início do tratamento.
Nesse sentido, essa ferramenta permite integrar o contexto clínico do paciente, ajustar o tratamento conforme suas necessidades e tomar uma decisão com base em dados reais.
Talvez o aspecto mais positivo do prontuário eletrônico seja a segurança, pois apenas profissionais autorizados têm permissão de acessá-lo, ou seja, todos os dados dos pacientes são mantidos em sigilo.
E com o avanço da telemedicina, particularmente durante a pandemia, é possível compartilhar as informações com vários especialistas, o que propicia um diagnóstico mais correto e consequentemente, um melhor tratamento.
A medicina foi uma das maiores beneficiadas com o surgimento de novas tecnologias, pensando em promover um melhor atendimento e tratamento aos clientes, bem como otimizar o dia a dia dos profissionais de saúde.
Uma dessas inovações foi o prontuário eletrônico e se você ainda registra todos os dados de seus pacientes em fichas de papel, é o momento de mudar!
Ao adotar um sistema automatizado, todos acabam ganhando, médicos e pacientes!