Geralmente, ao final de cada ano, os gestores de ILPIs fazem uma avaliação se tudo ocorreu ou não como planejado, sempre com foco em prestar o melhor atendimento aos idosos.
Por outro lado, mesmo que tenham identificado algum problema, acabam adiando a solução para o próximo ano. Porém, quando se trata de uma Instituição de Longa Permanência para Idosos, existem coisas que não se pode esperar.
Se sua ILPI ainda não conta com um sistema de gestão, saiba que é fundamental para o trabalho dos profissionais de saúde, pois permite traçar intervenções mais assertivas e ágeis.
Através de informações sistematizadas, é possível armazenar todos os dados e serviços, visando promover um melhor atendimento e assistência.
Portanto, se você não dispõe de um sistema de gestão na sua ILPI, entenda porque vale a pena começar a pensar em implementar agora e não procrastinar!
Por que não deixar para o próximo ano?
Primeiramente, vamos começar falando sobre a falta de um sistema de gestão ou mesmo um sistema inadequado.
Na ausência de um sistema de gestão em uma ILPI, isso pode levar a equívocos, o que pode comprometer a saúde dos idosos.
Quando tudo está integrado, além de possibilitar o armazenamento de informações e o acompanhamento dos profissionais de saúde, todos os dados do paciente estão sempre atualizados por meio do prontuário eletrônico.
Vale ressaltar que ter à disposição informações em tempo real é imprescindível no processo de cuidar, especialmente para evitar erros nos cuidados prestados aos idosos.
Dessa forma, um sistema informatizado auxilia não apenas na continuidade da prestação de serviços, bem como contribui para uma melhor gestão administrativa, o que se traduz em maior confiabilidade para todos os envolvidos.
Infelizmente, nem todas as ILPIs adotam um sistema de gestão, e ainda recorrem aos “antigos” registros manuscritos, que apresentam uma maior margem de erro.
Por exemplo, letras ilegíveis, além de impedir a compreensão das informações, se traduz em perda de tempo, e no caso particular dos idosos, às vezes, é necessária uma intervenção mais urgente.
Portanto, enquanto gestor de uma ILPI, tudo o que você puder fazer para proporcionar melhor atendimento aos idosos, não deve ser deixado para amanhã, e sim feito hoje!
Qual a importância de um sistema de gestão ILPIs
Ainda existe uma resistência quanto à implementação de um sistema de gestão em ILPIs, mas saiba que a ANVISA (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) exige que toda ILPI deve manter um prontuário para cada paciente.
Tais prontuários precisam ser preenchidos corretamente, atualizados e assinados, e assim todos podem ter acesso.
Ao invés de preencher manualmente cada prontuário, além da perda de tempo, há o problema de registrar um dado errado, o que se traduz em maior risco à saúde do residente.
Com um sistema de gestão, os prontuários são eletrônicos, o que gera mais confiabilidade, reduzindo a possibilidade de perda de informações e, melhor, todos os profissionais de saúde podem consultá-las sempre que precisar.
Por consequência, a comunicação adequada entre os serviços, por meio de um sistema de gestão, visa promover uma melhor qualidade de vida aos residentes, visto que alguns se encontram em condições de maior fragilidade.
Talvez o principal diferencial de um sistema de gestão em ILPIs seja a integração da equipe multiprofissional e interdisciplinar, com o propósito de solucionar problemas que surgem e, ao entender as necessidades, intervir de maneira mais assertiva.
Como construir o futuro de sua ILPI
Diante de tudo o que você viu até aqui, deve ter concluído que implementar um sistema de gestão em sua ILPI é algo que deve ser feito o quanto antes.
É claro que um sistema informatizado se traduz diretamente em uma melhor qualidade de vida aos idosos, mas também na produtividade dos profissionais, serviços disponibilizados e redução de custos administrativos.
Por isso, listamos alguns motivos para adotar um sistema de gestão em sua ILPI, e se possível, não deixar para o próximo ano:
- Controle Financeiro: o sistema permite a integração de contas a pagar e receber, controle de estoque, notificações de compra de medicamentos, etc.
- Gestão das Equipes: controle das tarefas de cada membro da equipe e seu acompanhamento, onde o sistema pode ser acessado a partir de qualquer dispositivo conectado à internet;
- Prontuário Eletrônico: o profissional faz o registro de todas as informações sobre o idoso, ou seja, os dados estão sempre atualizados;
- Assinatura Digital: os profissionais podem assinar todos os documentos online, sem a necessidade de impressão, o que proporciona mais segurança jurídica;
- Ficha Cadastral: o histórico do paciente ou residente é armazenado em um sistema seguro, desde doenças, exames, planos de cuidados até contatos familiares.
Esses são apenas alguns recursos de um sistema de gestão direcionado para Instituições de Longa Permanência para Idosos. É a melhor solução para melhorar os processos e, ao otimizar o tempo, todos podem focar no que é mais importante: promover o melhor atendimento ao idoso! Além de tornar a gestão mais fácil e simplificada, traz muito mais segurança aos residentes e seus familiares, com mais transparência.
Então, está ou não convencido que esse é o momento de começar a implementar um sistema de gestão na sua ILPI?
Por que esperar o próximo ano para que sua ILPI tenha acesso a todos esses recursos e se torne uma referência?
Estamos aqui para ajudá-lo e nosso consultor irá tirar todas as suas dúvidas. Com certeza, ter um sistema integrado em sua ILPI é a tomada de decisão mais acertada!